21 de dezembro de 2010

Botando o ano em dia! [2]

Ouvindo: Your Name - SHINee
Falando com: Emerald, Pablo, Maya

Dia desses, eu resolvi arrumar o meu quarto. Eu ia sair pra dar uma caminhadinha, mas começou uma chuvinha fina e eu achei melhor ficar em casa. Aí olhando pra papelada gigantesca que eu juntei desde o começo desse ano, resolvi que já estava na hora de botar tudo pra fora. Afinal, nada mais me prende aquela escola (fora a recuperação de Educação Física!).
O que eu imaginava que só ia demorar uma meia hora, estendeu-se pela manhã inteira e ainda roubou um pedaço da tarde! Gosto muito de arrumar meu quarto, sabem? Só não o faço sempre porque quando a empregada vai limpar, ela muda tudo de lugar, então me desanima... Mas quando eu vou fazer algo simples, tipo jogar fora papeis, sempre acabo indo na vibe e arrumo o quarto todo!
Isso é uma tradição em alguns países, não é? Arrumar a casa antes do ano novo? Se não me falha a memória, é para colocar todas as vibrações ruins, para que nada possa impedir o ano de começar muito bem! Quando tiver minha própria casa, gostaria de fazer isso. A pequena experiência no meu quarto me mostrou que é uma atividade super relaxante, mesmo que trabalhosa!

As férias estão aqui, o ano vai terminando... Em Janeiro, poderei saber o resultado do vestibular! Tenho uma certeza muito grande de que passei (afinal, Licenciatura em Matemática não pode ser tão difícil)! Minha mãe já sabe da minha ideia, mas é totalmente contra... Lucas apóia, mas é um pouco engraçado como ele vive me dizendo que os colegas dele dizem que o melhor seria eu fazer Bacharelado. Papai, como eu, está tranquilo e só fica meio triste porque também não vai poder me ajudar a achar emprego.
Às vezes bate uma insegurança, mas meus amigos no Twitter estão sempre prontos pra me impedir de mudar de ideia! Alguém pode até pensar que isso não é bom, porque estariam me forçando a continuar com a ideia de ser uma professora, mas entendam: eu sou realmente medrosa. Mesmo que seja aquilo que eu quero, o medo vai me fazer querer mudar de caminho antes de tentar. Então, por favor, me impeçam de fazer qualquer coisa até ter começado, sim? Só então poderei ver se é o que quero!

Hm, mas não era disso que eu queria falar... Sabem, 2010 está acabando. E foi um ano legal, como um todo. Claro, teve suas grandes baixas, mas eu acho que foi importante, num ponto de vista geral! Eu acabei o Ensino Médio, tive meu último ano como uma menor de idade, convivi satisfatoriamente com pessoas que não conhecia há muito tempo, fiz um curso de férias, faltei aulas pela simples vontade, andei a pé pelo centro histórico de Fortaleza, estudei pra caramba, fiz um vestibular, me despedi para sempre do apoio mental que tenho desde os oito anos, me re-aproximei dos familiares por parte de pai, fiz uma loucura, arranjei um melhor amigo que pode ser considerado "de infância", usei maquiagem pela primeira e última vez, comprei roupas fashion, fui a um shopping só com amigos, dancei até me cabar completamente sozinha, falei a verdade na cara de alguém, comprei um action figure falsificado, li livros que odiei, discuti com um amigo por diversão, defendi um gosto meu que a maioria não aprova, aprendi a admirar alguém que achava ser senil, furei o braço de alguém, acordei no escuro e voltei a dormir.
Podem parecer um monte de coisas aleatórias, ações comuns para muitos, mas para mim são experiências e memórias preciosas. Sinto que cresci tanto esse ano! Ainda me falta muito o que melhorar, mas me sinto tão mais animada agora que parei para ver todas as coisas novas que pude experimentar! Quão mais será que o meu mundo vai se expandir?

Expandir o mundo... Essa foi uma expressão que eu peguei de Ouran High School Host Club. Mas, se não me falha a memória, já a vi em outros mangás da vida! Esse ano eu pude ver tantos animes novos, terminar tantos mangás que comecei a tempos atrás, descobrir novos, reler mais alguns. Espero que próximo ano eu possa manter esse ritmo! Quero ler muitas outras histórias fantásticas com personagens incríveis, que nunca desistem! Afinal, como me disse um amigo há muito tempo atrás, "se você ler bastante sobre essas pessoas, talvez possa aprender com elas a ser uma pessoa corajosa"!
Também quero jogar muito mais! Agora em 2010 eu pude manter um bom ritmo, apesar dos estudos, mas ainda assim, eu quero muitos mais jogos! Quero tantos que vai ser complicado até para eu jogar a todos igualmente, então eu vou me sentir mal e parar para montar um horário que eu não vou conseguir seguir! Sei que é um desejo estranho, mas agora que estou livre e com o arsenal necessário, quero atingir o meu limite!

Pensei em fazer uma lista de coisas que eu gostaria de fazer esse ano, mas acho que é melhor não. Quase tudo que eu planejei para 2010, não cumpri. Se eu tivesse por escrito, iria me sentir mal! É aquele negócio, "a ignorância é uma benção". No meu caso, a falta de memória é o que me permite viver feliz, sem saber que a maioria das coisas que eu penso em fazer não acontecem. Mas se pensarmos bem, a falta de memória também pode ser a culpada por isso... O mundo é realmente complicado.
Eu ando falando muito coisas como "o mundo é cruel", "então isso é o mundo real?", "o mundo é maior do que eu pensava", entre outras coisas random assim. Acho que é a minha versão para o "essa é a realidade que você queria?" do Jonghyun... Ou não. O fato é que acredito estar ganhando uma percepção melhor do mundo em que eu vivo, diferente da pequena senhorita que divertia-se sozinha em suas próprias histórias. Muitas vezes tudo parece horrível e eu sinto saudade de antes, mas não posso desistir!
Se eu tivesse de escolher uma meta para 2011, seria me tornar uma pessoa melhor. Mas esse é o meu objetivo de vida, atualmente, não só para esse ano que vai começar! Quando eu era mais nova, costumava pensar que eu só precisava de histórias, porque poderia aprender com as falhas dos outros e tornar a mim uma pessoa perfeita. Mas sabem por que quase ninguém aprende com os erros dos outros? Não é porque a pessoa não é sábia, como diz o ditado, mas porque é muito menos impactante. O valor de uma situação está no impacto! Quando alguém comete um erro e recebe sua punição por isso, é mais assustador para quem a recebeu, não para quem está assistindo. O observador pode até tirar lições melhores, por ter a calma para pensar, mas o desespero é que fixa a ideia. É assim que eu penso, pelo menos.

Acho que, por isso, é válido minha vontade de experimentar várias coisas diferentes. Ler sobre elas pode até me fazer pensar nelas por vários pontos de vista diferentes, mas só vivenciá-las vai me trazer o conhecimento completo. E "buscar saber do máximo que puder" é uma qualidade necessária para um professor, do meu ponto de vista!

E... é isso! Hm, acho que saiu mais confuso do que eu imaginava... Na minha falta de assuntos reais, fico enrolando no que penso, aí acaba mal escrito, né? O que vocês acham? O que eu queria mesmo era dizer que esse ano foi maravilhoso e vou me esforçar para crescer ainda mais no próximo! Vocês vão me seguir até lá?
2011 está chegando aí, cheio de possibilidades, e pela primeira vez eu vou embarcar nesse mundo enorme completamente livre. É um pouco assustador, mas tenho de ser forte! Tenho de fazer como os meninos de SHINee cantam em Real, largar os conceitos velhos e partir atrás de uma solução com a minha cara, sem mais desculpas!

Ouvindo: Real - SHINee
Falando com: Math, Sam e Pablo

4 comentários:

  1. "Mas sabem por que quase ninguém aprende com os erros dos outros? Não é porque a pessoa não é sábia, como diz o ditado, mas porque é muito menos impactante. O valor de uma situação está no impacto! Quando alguém comete um erro e recebe sua punição por isso, é mais assustador para quem a recebeu, não para quem está assistindo. O observador pode até tirar lições melhores, por ter a calma para pensar, mas o desespero é que fixa a ideia. É assim que eu penso, pelo menos".

    Essa foi uma das coisas mais brilhantes que já li. não acho que esse seu texto foi confuso, pelo contrário: foi bom acompanhar seus fluxos de pensamento mais uma vez. Realmente gosto da sua forma de escrever! ^^

    Não tenha medo do mundo e do futuro que a espera, Tia V. A realidade pode ser dura, difícil, mas enquanto você puder manter acessa a chama que mantêm esse teu sonho vibrando, o de ser uma professora, bom, então seus passos nunca serão totalmente vacilantes. Sempre dá para tirar coragem disso.

    Ainda havéra mais um cookie antes do final do ano? Espero que sim. Se não, um feliz natal e ano novo para você! ^^

    E até a próxima! o/

    ResponderExcluir
  2. Falta de assunto real? Esse post tem mais assunto que os outros, ao meu ver. :p

    Pelo visto agora a senhorita está percebendo o mundo de uma maneira melhor - também ao meu ver.

    Continue assim.

    ResponderExcluir
  3. Eu fico tão feliz por você... fico mais feliz ainda por estar junto com você este ano inteirinho! Mesmo estudando muito e fazendo todas essas coisas, não nos separamos nunca. Não havia uma semana em que não reservávamos um tempo um para o outro.
    Eu reconheci ou lembrei da maioria desses seus "feitos" deste ano, o que afirma ainda mais isso, não é?
    Eu gosto tanto dos seus posts, você é uma pessoa maravilhosa.
    Eu nunca vou deixar você desistir dos seus sonhos, como quase fez há algumas semanas, porém eu e azamiga a impedimos.
    Eu realmente não lembro se fui eu quem disse essa frase sobre ser corajosa aprendendo com os personagens, mas concordo totalmente! Um dos maiores motivos que eu gosto de assistir a animes, séries e filmes é para aprender com os personagens, viver com eles, e tirar tudo o que mostram de bom pra mim. Eu amo isso!
    Sobre o fato de sair da escola e ganhar uma percepção melhor do mundo, isso é bem verdade. Na verdade eu ainda tenho medo disso. Mas eu acho que se estivermos juntos vai ser tudo bem melhor, não vai?

    Vamos ficar juntos no ano que vem, e no outro, e no outro, e no outro.

    Vamos ficar juntos pra sempre! Compartilhando nossas experiências e nos ajudando! Tá?

    ResponderExcluir
  4. Fighting Vivi!!! Você é uma menina maravilhosa que tá descobrindo o mundo agora. Vá com calma e não seja afoita, apesar de você estar descobrindo coisas fantásticas, ainda existem assuntos que poderão lhe decepcionar, apesar disso não desista, continue criando mais coragem e deixando florescer essa personalidade amável que você tem.

    mataa nee ^^ kissu =*

    ResponderExcluir