23 de dezembro de 2011

Rumo ao fim do mundo

Ouvindo: Unwritten - Natasha Bedingfield
Falando com: Py, Maya, Pablo

Nos capítulos da Daenerys Targaryen na série As Crônicas de Gelo e Fogo, de quando em vez aparece essa frase: "se eu olhar para trás, estarei perdida". Qualquer professor de Português bem sabe que eu sou um desastre de interpretação, mas sempre imaginei que ela quisesse dizer que, se parar e pensar bem no que está fazendo, ela verá que não tem a mínima ideia. Gosto dessa frase porque consigo me identificar com ela.

Olhando para trás, podemos dizer que 2011 não foi um ano bom pra mim. Está terminando muito bem, é verdade, melhor do que eu esperava, mas o resultado dá negativo quando calculamos tudo. É a primeira vez que isso me acontece, então gostaria de refletir um pouquinho sobre isso.

Acho que, quando você passa por momentos difíceis, qualquer pequena felicidade vira uma vitória. A capacidade de sorrir quando vê algo fofo, no meio de toda a sua solidão e tristeza, é algo maravilhoso. Se dá pra rir, então vai ficar tudo bem, né?

Nesse finalzinho de ano, eu sinto que aprendi bastante. Especialmente sobre como me relacionar com as pessoas. Depois de tanto tempo tentando voltar a ser feliz por mim mesma, é reconfortante poder parar de pensar um pouco em mim e começar a prestar atenção nos outros. Em como posso fazê-los um tantinho mais felizes.

Por exemplo, as meninas no fórum do SHINee World Brasil. Eu acabo querendo dar uma de mãe pra todas elas, mas não dá. Porque todas são bem diferentes. Pode parecer bobagem, mas entender que cada pessoa pensa e age diferente da outra é algo muito importante! Aprendi a parar de projetar como eu gostaria que elas fossem e tentar entender cada uma em seu jeito e em como podem melhorar ou o que tenho de fazer para isso.
Uma outra pessoa a quem eu sempre tratei como se fosse uma filha me mostrou que eu tenho de parar de fugir e encarar as coisas de frente. Parar de desistir das coisas quando estão dando errado.

Três outras pessoas, muito queridas, me fizeram perceber que uma relação, não importa se romântica ou de amizade, é uma questão de esforço. Das duas partes. Tudo será só maravilhas por um tempo, mas sempre vai chegar uma hora em que você tem de começar a fazer sacrifícios, sempre pensando no outro, para poder mantê-los juntos. É assim que se sabe o que vale a pena, eu acho.

Ainda há muito em que eu tenho de melhorar. Quero ser menos egoísta e orgulhosa, aprender a trabalhar em grupo. Nesse caso, eu tenho alguém que está me ensinando isso talvez sem nem saber, mas há muitas outras coisas... Acho que há um limite de coisas que você possa aprender por si próprio, então fico feliz de ter ainda tantas pessoas perto de mim para me darem lições valiosas todos os dias.

Eu tenho essa impressão de que 2012 vai ser um ano muito bom... Se eu continuar com esse pensamento de melhorar e me esforçar bastante para isso, será que isso vai ser verdade? Bem, vamos entrar nessa de cabeça erguida!


Ouvindo: Always Love - SHINee
Falando com: Py, Maya, Pablo

Um comentário:

  1. O início de 2011 não foi muito bom pra nenhum de nós dois, não é, querida? Eu também estou terminando o ano bem e olhando agora eu poderia dizer que tive um ano bom, mas como você disse acho que o saldo ainda consta como negativo.
    Mas eu fico muito feliz que esteja achando o seu lugar, muito mesmo!
    2012 vai ser bom. Tem que ser.
    Tá ok que da última vez que eu disse isso não funcionou muito.
    Só vamos passá-lo juntos, como sempre. Eu acho que assim podemos aprender um com o outro e podemos sempre nos apoiar, que vendo 2011 foi a coisa que mais fizemos este ano.

    Vamos estar sempre juntos, não é?

    ResponderExcluir