9 de março de 2013

A primeira semana a gente nunca esquece

Ouvindo: Love on Top - Beyoncé

Oi, pessoal! Minha primeira semana de aulas acabou, então resolvemos passar o dia no nosso café favorito, o Café Bene! Gostamos daqui porque toca música legal e tem uma internet super rápida, então podemos baixar tudo o que nos falta lá em casa, já que sobrevivemos geralmente só de 3G.

Na Ewha, a universidade onde eu estou, esse período inicial signfica época de matrícula! Mas só para os estrangeiros, as alunas coreanas podem fazer isso durante as férias de inverno. Por causa dos horários diferentes, é muito comum uma turma ficar lotada de coreanas e os estrangeiros ficarem de fora.

Isso me aconteceu duas vezes, primeiro na aula de Tipografia e depois em Computer Aided Design and Draftings (não consegui arrumar um nome em português que não fosse meio tosco). É uma situação bem chata e te deixa com uma sensação de rejeição, sabem? A professora de CADD ficou super chateada e ligou pra um monte de gente atrás de alguma solução em que todo mundo pudesse continuar na turma, mas não deu.
Na verdade, por causa dessas duas experiências ruins, essa semana ficou sendo uma ruim...

A aula de coreano é beeeem puxada, e a professora chegou até a dizer que eu deveria estudar mais, porque não consegui responder se a lapiseira que ela estava segurando era um lápis ou não. Sim, foi um golpe na minha autoestima. Eu gosto de pensar que aprendo línguas fácil.
Se você faltar qualquer aula, perde ponto na nota! Eu já estou com uma falta, porque é uma guerra pra conseguir dar entrada no seu alien card, a identidade coreana para estrangeiros, então tivemos de ir bem cedinho para o escritório da imigração. Orgão público trabalha lentamente não importa o país.

Mas isso foi algo que aconteceu na quinta-feira e eu estou pulando a ordem dos dias sem nem avisar! Na segunda eu fui rejeitada em Tipografia, aí na terça a professora não apareceu e eu fiz meu primeiro conhecido: Joseph (ou algo assim), um estudante de Economia, intercambista da Cingapura. A gente não se falou muito, mas fiquei muito feliz.
Na quarta, fui para a aula de Design Instrucional, onde fui muito bem recebida tanto pela professora quanto pelas alunas. Foi uma aula muito divertida e eu fiquei tão feliz que até chorei quando saí da sala. Infelizmente, não vou poder fazer essa matéria. O CNPQ tem algumas regras de quais aulas podemos fazer e, pelo caráter educacional de DI, ela não está na lista do que posso estudar.

Na sexta pela manhã, fui rejeitada muito gentilmente em CADD, como já contei ali em cima. Desesperada pela falta de aulas possíveis, abri a lista de aulas e vi que tinha Design Básico acontecendo no mesmo dia. Fui pra aula correndo e tomei um susto porque a professora só falava em coreano! É um problema que acontece nas universidades coreanas. Os alunos são obrigados a terem aulas em inglês pra poderem se formar (acho que é uma medida pra prevenir que as aulas sejam vazias), então o professor dá a aula toda ou parcialmente em coreano, já que muitos não entendem inglês.
Eu tentei falar com a professora, mas ela pedia para eu esperar até o final da aula. Só que isso significava eu ficar duas horas ali sentada, completamente alheia ao mundo! Mamãe "baixou" em mim e eu resolvi que não tinha vindo até o outro lado do mundo pra ser desrespeitada assim, então saí e fui direto pra coordenação reclamar. Quando cheguei lá, descobri que eu tinha, sem querer, olhado na lista errada e ido pra uma aula que realmente só é dada em coreano! Imaginem a minha vergonha.
Mais tarde, nesse mesmo dia, fui para a melhor aula de todas: Design Narrativo! A professora é super legal e exige que todos falem inglês, ainda mais porque tem alunos estrangeiros ali. Além de mim, tem uma menina chinesa, uma canadense, dois holandeses e uma que não lembro de onde vem. Ela fez todo mundo se apresentar, até as alunas coreanas, e foi um pouco triste porque elas não falavam inglês bem, ou pelo menos não pareciam dominar muito. Talvez seja bastante difícil virarmos amigas...

Somando com um curso que vai ser dado à distância, eu tenho três matérias fora o coreano! Espero que o CNPQ não encrenque comigo... Mas, acima de tudo, espero aprender bastante e fazer amigos! Vai ser bastante difícil, acho, porque eu já não era muito boa lá no Brasil... Mas vou me esforçar!

Torçam por mim, sim?

Ouvindo: Dream Girl - SHINee

Um comentário: